kelvin-hoefler-skate-street-pista-treino-manobra

Programação de esportes radicais nas Olimpíadas

Os esportes radicais estão presentes nos Jogos Olímpicos há um bom tempo. Assim, atraindo públicos distintos para a grande competição que ocorre a cada quatro anos. Mas, uma das grandes estrelas de 2021 é o skate, que estreou como modalidade. 

Com este artigo, entenda a programação feita para essa novidade. Também, descubra quem irá representar o Brasil. Além disso, não perca a chance de torcer para que a medalha de ouro seja nossa.

O skate como parte dos esportes radicais olímpicos

Mesmo já tendo participado das Olimpíadas de 2012, na China, é a primeira vez que ele está incluso na programação. Portanto, a importância desse acontecimento é grande e merece ser celebrada. 

A competição olímpica irá ocorrer no Ariake Urban Sports Park, em Tóquio. Então, as expectativas são grandes. Já que, os esportes radicais estão ganhando lugar dentro dessas competições e abrindo as portas para atletas de diversas localidades.

Dentro dessa modalidade, as categorias street e park serão mantidas. Assim, serão a base para todas as outras. Por isso, entenda como cada uma delas funciona a seguir. 

Street

Quando estiverem nesse módulo, os competidores deverão revezar a vez dentro de uma pista plana com obstáculos. Então, devem fazer manobras utilizando o que possuem à disposição.

Park nas Olimpíadas

Nessa categoria, os skatistas praticam dentro de um bowl. Mas, ele também possui elementos do street, como a necessidade de manobras. Sendo assim, considerado um marco dos esportes radicais.

Skatepark Olímpico - Tóquio 2020
Skatepark Olímpico – Tóquio 2020

Locais de competição para esportes radicais

Cada competição requer um tipo de local próprio. Afinal, é preciso que o atleta tenha condições que permitam seu empenho. 

No caso do skate, não poderia ser diferente. Portanto, as pistas escolhidas serão as do Ariake Urban Sports Park, com capacidade para seis mil espectadores. Além disso, também terão competições como BMX. 

Os percursos do local remetem a grandes bacias com lados íngremes e quase verticais no topo. Aliás, há escadas, corrimãos, paredes, bancos e declives. Logo, executar manobras arriscadas passa a ser necessário neste ambiente.

A liberdade criativa dos skatistas é grande, diferente de alguns esportes radicais. Porque trata-se de uma forma de permitir que eles definam o que percorrer ou fazer pelo trajeto. Sendo tudo avaliado e acompanhado por um cronômetro.

Como será a avaliação no skate

Cada competidor faz o percurso três vezes, com os tempos cronometrados. Mas, apenas a melhor pontuação é a que conta. 

A avaliação é feita pelos juízes com base em alguns critérios base. Portanto, veja alguns deles a seguir:

  • Velocidade;
  • Dificuldade;
  • Originalidade;
  • Estabilidade;
  • Tempo;
  • Fluxo geral da performance.

Skatistas brasileiros nas Olimpíadas

O primeiro brasileiro a garantir uma vaga na competição foi Luizinho, de 20 anos, porque ele teve uma boa pontuação no Pro Tour. Mas, além dele, podemos citar mais onze representantes desse módulo dos esportes radicais.

Street

Na modalidade, nove brasileiros foram classificados. Sendo seis deles homens e três mulheres, assim, são eles:

  • Felipe gustavo;
  • Giovanni Vianna;
  • Kelvin Hoefler;
  • Luiz Francisco;
  • Pedro Barros;
  • Pedro Quintas;
  • Pamela Rosa;
  • Letícia Bufoni;
  • Rayssa Leal.

Park

Apenas três pessoas do Brasil se classificaram para a competição. Portanto, conheça as três mulheres que nos representarão:

  • Dora Varella;
  • Isadora Pacheco;
  • Yndiara Asp.

Cronograma olímpico do skate

A preocupação com a programação é comum. Afinal, há uma grande diferença entre os horários do Japão e do Brasil. Assim, é comum que as pessoas busquem mais informações sobre os esportes radicais

No caso do Skate, serão quatro dias de provas. Por isso, é interessante se programar para acompanhar e torcer pelos nossos atletas. Portanto, a programação é:

  • 04/08/2021: Skate Park Feminino – 9h/13h40, eliminatórias/Final;
  • 05/08/2021: Skate Park Masculino – 9h/13h40, eliminatórias/Final.

Para assistir a essas competições, basta procurar pelos canais de esporte disponíveis. Já que, eles estão cobrindo todas as competições, sejam de esportes radicais ou não. Assim, é possível manter a torcida em dia.

Além disso, na internet você acompanha todas as informações sobre o evento. Bem como, transmissões e lives para assistir o desempenho dos brasileiros. Ou seja, é impossível não acompanhar as Olimpíadas.

Assista aos esportes radicais das Olimpíadas

Como foi possível notar, o nosso país tem chances de conquistar a primeira medalha olímpica com a competição dentro da programação. Por isso, vale a pena acompanhar todas as modalidades.

O fato de ter horários distintos do que somos acostumados pode ser complicado. Contudo, o período marcado para que as modalidades do skate ocorram são acessíveis. Assim, há uma maior possibilidade de conseguir participar da torcida.

Quem gosta de emoção e se interessa por esportes radicais pode aproveitar esse momento histórico. Afinal, pela primeira vez os skatistas estão tendo a experiência de atletas olímpicos como os outros.

Agora que já tem acesso ao horário e às datas, pode se manter programado. Assim, não perderá as eliminatórias e a final, que ocorrem no mesmo dia.