Isabel Clark tem vários feitos históricos no snowboard, sendo um dos maiores nomes do esporte no Brasil, saiba mais sobre ela

Isabel Clark: conheça os feitos dessa grande atleta brasileira de snowboard

Isabel Clark é um dos maiores nomes do snowboard brasileiro, bem curioso para uma carioca de 1976, lugar onde não há neve. Todavia, isso torna a sua vida ainda mais curiosa e cheia de feitos incríveis, então, conheça mais sobre essa rider.

Leia também:

Quem é Isabel Clark?

Isabel Clark Ribeiro, seu nome completo, é uma atleta brasileira de snowboard bastante conhecida. Ela começou deu os primeiros passos com 17 anos, em 1993 quando foi para a califórnia, EUA, visitar o seu irmão mais velho para:

  • olhar a vista de Mammoth Mountain;
  • aproveitar os dias de descanso.

Os planos, no entanto, que eram bem simples acabaram por mudar quando Isabel experimentou uma prancha, que no começo, não pegou muito o jeito. Em síntese, isso quase a fez desistir de praticar o esporte devido aos tombos.

A atleta, porém, é bem teimosa, e decidiu prosseguir com os treinos para ficar ainda melhor, o que deu muito certo. Depois disso, não deu outra, após dois anos, em 1995 ela já era campeã brasileira de snowboard, o que marcava o início da carreira vitoriosa.

Isabel Clark é uma atleta de snowboard brasileira.

Imagem de olimpiadatododia.com.br.

Qual o histórico da carreira de Isabel Clark?

11 vezes consecutiva campeã brasileira

Isabel ganhou o seu primeiro campeonato brasileiro de snowboard em 1995, e a partir daí começou o seu triunfo nesse esporte tão atípico. Sendo desde esse ano campeã onze vezes até 2005, um feito e tanto.

O que destaca a qualidade da atleta é que, por ser do Rio de Janeiro, cidade onde nasceu, não teve muita familiaridade com a neve. Ou seja, Isabel teve que treinar bastante fora do país para chegar ao nível que alcançou e se tornar uma grande campeã.

Pentacampeã sul-americana de snowboard

Além dos campeonatos brasileiros que conquistou, Isabel também foi pentacampeã sul-americana, de 2001 até 2005, torneio esse que aconteceu em Valle Nevada, no Chile. Isso aumentou ainda mais a sua fama que mais tarde a tornaria uma referência esportiva.

Jogos Olímpicos 

Isabel Clark participou de 3 jogos olímpicos de inverno, sendo em Turim (2006) o maior destaque da atleta que alcançou o 9° lugar. Depois disso, ela ainda teve presença nas duas edições seguintes do evento, os de:

  • Vancouver, 2010;
  • Sochi, 2014.

Vale destacar que tanto nos jogos de Turim quanto no de Vancouver, Isabel foi porta-bandeira da delegação Brasileira na cerimônia de abertura. Contudo, nos três torneios em que participou, ela concorreu na categoria de snowboard cross.

Turim, em 2006

O desempenho da atleta foi incrível, ao passo que na etapa de classificação ela ficou em sexto e quase passa para a final nas quartas. Em síntese, a atleta disputou as posições de 9 a 12, chegou na frente e conquistou o nono lugar, o melhor resultado brasileiro nos jogos.

Isabel Clark participou de três jogos olímpicos de inverno com o 9° lugar em Turim, 2006.

Imagem de cob.org.br.

Campeonatos mundiais

Isabel Clark, ao longo de sua carreira, tem um total de 8 participações em mundiais, desde 2001, quando participou pela primeira vez. Em suma, ao se preparar para o evento desse mesmo ano, ela treinou na Europa com o time de snowboard da França.

As dificuldades da carreira

Isabel teve várias dificuldades na vida de atleta de snowboard, ao passo que, enquanto morava no Rio de Janeiro, não tinha como treinar na neve. Então, para ficar em forma, praticava longboard e wakeboard, assim não perdia a prática.

A outra grande luta da atleta foi ao sair do país para, de fato, se preparar para os torneios, mas os custos eram bem altos. Em síntese, Isabel teve muita dificuldade em conseguir patrocinadores, mas no fim deu tudo certo.

Vida pessoal de Isabel Clark

Ao ir para o Valle do Nevada, no Chile, e praticar snowboard, a atleta também passou a trabalhar lá para ajudar a se manter. Contudo, Isabel ainda conheceu um rapaz chileno, com quem casou mais tarde e também se tornou seu treinador com uma grande parceria.

Qual a importância de Isabel Clark para o snowboard brasileiro?

Isabel Clark é um ícone do snowboard brasileiro, não só no feminino, mas no masculino. Visto que é dela o melhor resultado de uma atleta nacional nos jogos de inverno, ao conquistar o 9° em Turim no ano de 2006.

Ela também se destaca pelos números, uma vez que tem marcas de muita expressão nesse esporte que não é tão comum no Brasil, por exemplo:

  • 4 classificações para olimpíadas, porém não participou de uma por contusão;
  • 11 vezes campeã brasileira de snowboard;
  • 5 vezes campeã sul americana de snowboard;
  • melhor colocação de um brasil na história dos jogos, 9° em Turim;
  • 8 vezes presente em campeonatos mundiais;
  • Melhor atleta do COB em esportes de neve por 4 anos seguidos;

São alguns dos destaque dessa atleta que a colocam como uma das maiores do snowboard do Brasil e uma referência do esporte para o país. Por fim, vale destacar que Isabel é considerada a maior Rider da américa latina.

Imagem disponívem em: https://placar.com.br/esporte/isabel-clark-vai-disputar-o-snowboard-cross-em-sochi/