Conheça os principais esportes radicais no ar e pratique algum deles caso tenha chance, pois a adrenalina é certa

Veja quais são os principais esportes radicais no ar para conhecer e praticar

Os esportes radicais no ar estão, sem dúvida, entre os mais insanos e cada vez mais as pessoas buscam pela adrenalina que eles oferecem. Por isso, conheça os principais esportes radicais e veja detalhes sobre cada um deles, para praticar na primeira chance.

Leia também:

O paraquedismo é um dos melhores esportes radicais no ar?

O paraquedismo é um dos esportes radicais no ar mais buscados e geralmente é a primeira opção de quem busca novas aventuras. Isso porque, todos que saltam dizem que a experiência é única e cada segundo é valioso na queda livre.

O paraquedismo é um dos esportes radicais mais buscados por iniciantes. Imagem de Erik Scheel em Pexels

Como funciona?

Muita gente já conhece o esporte, que consiste em saltar de um avião em queda livre a uma altura mínima de 8 mil pés. Assim, ao chegar a cerca de 900 metros do chão ou mais, o dispositivo é acionado e se abre, a partir de uma mochila nas costas do paraquedista.

Benefícios do salto na sua vida

Quem já teve a chance de pular de paraquedas revela uma emoção muito forte e um contato intenso com a natureza. Do mesmo modo, veja a seguir alguns pontos que esse esporte radical pode te oferecer:

  • melhora seu humor;
  • reduz a ansiedade;
  • oferece mais autoconfiança.

Vale destacar que o salto deve ser feito com profissionais, caso seja iniciante. Além disso, existem as roupas ideais para praticar esportes radicais como esse e você ainda pode entrar em cursos para começar a saltar sozinho, se preferir.

Por que o balonismo é um dos principais esportes radicais no ar?

Embora esse esporte não exija tantos esforços, é um dos principais pelo fato de gerar muita adrenalina em seu corpo. Afinal, é uma das modalidades que mais te levam para perto do céu, o que passa uma sensação de liberdade muito intensa.

Como funciona o balonismo?

De modo geral, esse esporte radical é feito com uso de um balão, onde o equipamento é controlado por mudanças na temperatura, gerada por um maçarico. Dessa forma, quanto mais quente o ar no interior do balão, mais ele deve subir.

Provas da modalidade

Existem algumas provas que podem ser realizadas no balonismo, onde uma delas é a de alvo declarado pelo juiz. Nesse sentido, o atleta profissional arremessa um objeto de cima do balão e ganha quem mais se aproxima do alvo.

Algumas provas famosas são a de Caça à raposa, o Cotovelo e o Fly In ou Fly On. No entanto, cada uma delas tem as suas regras específicas e devem ser monitoradas por juízes especializados.

Asa delta é um dos esportes radicais no ar?

Esse é um dos esportes mais insanos que você pode praticar no ar. Isso porque, deve-se saltar de um ponto alto e usar uma aeronave feita com tubos metálicos para planar até atingir o solo.

De modo geral, o praticante busca correntes de ar quente para fazer a sua asa delta voar. Assim, ele salta deitado e com o corpo em uma posição onde a sua barriga fique virada para baixo, em uma superfície acolchoada.


A asa delta é um dos esportes radicais no ar mais insanos, mas exige muitos cuidados. Imagem de wirestock em Freepik

Quais são os tipos de asa delta?

Existem dois tipos de equipamentos, um que possui asa rígida e outro mais flexível. No entanto, ambos possuem um formato de triângulo, para que o praticante tenha uma aerodinâmica viável para o voo.

Base jumping é considerado um dos esportes radicais no ar?

O base jumping é um dos esportes radicais no ar mais insanos, pois o seu praticante ou o base-jumper deve pular de um local fixo. Por sua vez, esses podem ser penhascos, como é mais comum, ou até mesmo:

  • antenas;
  • pontes;
  • edifícios ou arranha-céus.

Nesse esporte, o atleta usa um paraquedas feito de forma especial. Afinal, o equipamento é criado para abrir em baixas altitudes, então é bem diferente do praticado no paraquedismo comum.

Diferenças entre esportes de saltos no ar

É importante não confundir esse esporte com o bungee jumping, porque essa segunda modalidade usa cordas elásticas para segurar o atleta em seu salto. Do mesmo modo, existe o rope jumping, mas este usa cordas de alpinismo.

Porque o parapente é um dos principais esportes radicais no ar?

O parapente é um esporte que envolve adrenalina e ainda oferece ao atleta subir ou descer de acordo com o vento, aliás, é uma das principais modalidades nesse estilo. Além disso, ainda é muito comum entre turistas que vão às praias com grandes falésias.

Como funciona o esporte?

Nessa modalidade, o atleta consegue fazer um voo bem dinâmico e ainda pode controlar a sua direção, para escolher onde pousar com mais segurança. Em suma, também pode saltar com um profissional, como no paraquedas.

Diferença entre parapente e paraquedas

Mesmo parecidos, existe uma diferença no tipo de equipamento, pois o parapente pode contar até com motores. Nesse sentido, o salto difere entre os esportes, pois no paraquedas o atleta deve frear a sua descida, já no parapente ele pode explorar as correntes de ar.

Imagem de 0fjd125gk87 por Pixabay