Ícone do site Tricks – Guia Radical

Principais manobras de patins: descubra quais são e faça!

Guia com as principais manobras de patins

Muitas pessoas têm interesse em conhecer as principais manobras de patins. No entanto, pouco se sabe sobre essa prática e como ela funciona. Então, acompanhe um guia completo sobre o assunto e tire todas as suas dúvidas.

Principais manobras de patins

Antes de qualquer coisa, você vai conhecer 4 manobras famosas que vão te ajudar a ficar por dentro do universo dos patins. Em seguida, serão apresentadas as modalidades mais populares no mundo todo, veja só.

Manobras

As principais são:

  1. Flat Spin.
  2. Barrel Roll.
  3. Heel-Toe.
  4. FishTail.

Modalidades

São elas:

  1. Fitness.
  2. Recreação.
  3. Slalom.
  4. Agressive ou vertical.
  5. Downhill.
  6. Velocidade.
  7. Gelo.
  8. Artística.
  9. Urban.

Ao longo do texto, perceba que as manobras são aplicadas dentro das modalidades. Por isso a importância de conhecer todas elas. Então, veja a seguir um pouco mais sobre cada uma.

1 – Flat Spin

Um dos tipos de giro mais fáceis para quem está começando a dominar o esporte. Nele, os seus pés ficam equilibrados e abertos, bem na largura do seu ombro. Assim, essa é uma das principais manobras de patins que você precisa aprender.

2 – Principais manobras de patins: Barrel Roll

A Barrel Roll já é mais complicada do que o Flat Spin. Aqui, você precisa executar uma sequência de passos e usar a rotação do próprio corpo para criar um círculo. Mas, antes de tudo é necessário pegar velocidade.

Ao deslizar para frente, você deve girar uma parte do corpo no sentido anti-horário. Isso ao mesmo tempo em que move o pé esquerdo para trás. Por fim, é só apoiar o seu peso nesse pé e mover o direito.

3 – Principais manobras de patins: Heel-Toe

Uma manobra fácil para você executar ainda quando estiver começando no esporte. O Heel-toe só parece difícil, mas na verdade ele não exige muito da pessoa. 

Por essa razão essa é uma das principais manobras de patins dessa lista. Então, você precisa manter o seu peso bem dividido nos dois pés.

Em seguida, é necessário posicioná-los de forma que imite uma tesoura. Além disso, você deve arrumar a perna dianteira deixando só a roda de trás do patins no solo. No caso da perna traseira, a roda que fica no chão é a da frente.

4 – FishTail

Essa já é uma manobra um tanto mais complicada e que exige muita prática. A FishTail consiste em pegar velocidade e deixar seu pé direito serpentear sobre a roda dianteira. Ainda, você precisa mover seu pé de trás para dentro e para fora.

Uma dica que muitos profissionais dão é colocar mais peso no pé da frente. Assim, você vai ter uma estabilidade maior na hora de fazer o movimento.

Modalidades de patins

Agora você já conhece 4 das principais manobras de patins. Portanto, é hora de entender um pouco mais sobre as modalidades que esse esporte possui. Acompanhe logo abaixo algumas delas e veja qual é mais interessante para seu estilo.

Principais manobras de patins: Fitness

O grande objetivo dessa modalidade é se exercitar e manter um bom condicionamento físico. Dessa forma, você pode executar uma série de manobras diferentes, como as citadas aqui.

Recreação

Como o nome já entrega, o foco aqui é a diversão de modo que a modalidade é ótima para crianças e adultos que não conhecem o esporte. Inclusive, muitas pessoas começam a andar de patins na recreação e acabam depois optando por mais uma categoria.

Principais manobras de patins: Slalom

Uma modalidade que chama atenção de muitos iniciantes no esporte. O Slalom permite que você realize várias das principais manobras de patins, como o Heel-Toe. 

Essa categoria consiste em desviar de cones posicionados estrategicamente. Além disso, existem patins específicos para quem quer praticar o Slalom.

Agressive ou Vertical

Sem a menor sombra de dúvidas a modalidade mais perigosa dessa lista. Nela, o atleta realiza diversas manobras e saltos extremos de escadarias, paredes, entre outros obstáculos.

Patins específico

O patins usado nessa categoria é diferente de modo que ele costuma ter apenas duas rodas. Então, se você curte uma pegada mais radical, essa modalidade com certeza vai te interessar.

Principais manobras de patins: Downhill

Nela você desce de ladeiras, serras e estradas em uma velocidade absurda. Para praticar essa modalidade é necessário estar com proteção por todo o corpo. Afinal, ela também é bem perigosa e pode causar acidentes.

Velocidade

Existem variações dessa categoria como a velocidade no gelo. Assim, ela permite que você faça várias das principais manobras de patins.Também é uma modalidade mais radical do que muitas outras, como por exemplo a Slalom.

Principais manobras de patins: Artística

Essa modalidade une o patins com coreografias artísticas de modo que exige muito dos atletas. Ainda, essa é de longe uma das performances mais legais de ver ao vivo. Isso porque requer uma sincronia absurda de todos os envolvidos.

Urban

Muitos podem até lembrar da modalidade de skate, street. O Urban basicamente permite que você pegue seu patins e saia pela cidade realizando várias manobras. Então, os obstáculos aqui serão a própria arquitetura do lugar.

Dê uma chance para o patins

Agora que você já conhece bem esse esporte é sua vez de dar um passo à frente. Comece já a procurar uma maneira de colocar em prática as principais manobras de patins. Pode ter certeza de que vai se divertir muito no processo.

Photo by Donald Tran on Unsplash

Sair da versão mobile