Ícone do site Tricks – Guia Radical

Motocross Infantil: conheça essa modalidade

Conheça o motocross infantil e veja como essa modalidade tem crescido a cada dia mais e tornado o esporte bem mais popular

Conheça o motocross infantil e veja como essa modalidade tem crescido a cada dia mais e tornado o esporte bem mais popular

O motocross infantil é um esporte que cresce a cada dia mais e faz muito sucesso com as crianças que gostam de atividades radicais. Portanto, descubra os benefícios da modalidade e descubra se é uma opção de entretenimento para a sua família.

Conheça o motocross infantil 

A prática de corrida com motos existe há algum tempo, mas permitir que os filhos disputem é algo mais recente. Assim, as primeiras competições ocorreram na década de 80, nos Estados Unidos e desde então se popularizou por todo o mundo.

Os pequenos gostam muito da velocidade e da autonomia de dirigirem. Mas, para garantir a segurança é preciso usar todos os aparelhos de proteção que mantém a integridade física em caso de perda de controle.

É importante ressaltar também que o veículo é especial e precisa ter tamanho e peso adequado. Dessa forma, o item é bem diferente do usado no esporte tradicional para as outras categorias como o freestyle

Porque as crianças se interessam pelo esporte

As motos de off road são mais leves que outros modelos e tem um visual bem radical. Por isso, o público mirim se encanta pela chance de guiar e acelerar muito em uma pista de terra. Então, a corrida se torna uma das mais adoradas por diversas idades.

O primeiro passo para que um pequeno se interesse pelo motocross infantil é ter o apoio dos pais. Afinal, sem isso é pouco provável que tenha acesso ao esporte e consiga praticar. Assim, é importante ressaltar que com treino e equipamentos corretos, é bem seguro.

Romper com o preconceito e com o medo é a primeira etapa para criar um campeão. Para tanto, é essencial conhecer os pontos positivos para a prática, veja quais são eles a seguir.

Esporte não violento

Dirigir é algo que diverte muito a todos e não promove a violência. Dessa forma, muitas vezes é uma opção mais saudável do que videogames, séries e filmes. Além disso, como precisa de muito treino e disciplina, ensina valores importantes para as crianças;

A prática é competitiva, mas respeita todos os limites físicos e assim, influencia a seguir regras para disputar a vitória. Portanto, promove habilidades importantes para a vida como: 

Os times que trabalham para que os pequenos corram são compostos de profissionais muito qualificados. Por isso, eles têm chances de crescer cada vez mais como pessoas e esportistas.

Promove qualidade de vida

Quem deseja pilotar uma moto precisa ter um bom nível físico, o que garante muita qualidade de vida. Ou seja, é preciso fazer exercícios e cuidar da alimentação para manter sua agilidade, força e equilíbrio.

O piloto precisa estar saudável para aguentar a bateria de treinos e se sair bem nas competições. Além disso, para lidar com todos os tipos de resultados é crucial desenvolver uma boa inteligência emocional para lidar com os sentimentos.

Motocross infantil cria boas relações

Essa modalidade exige que as crianças convivam com pessoas de todas as idades. Portanto, elas aprendem a se comportar em várias situações e respeitar as diferenças de cada um.

Dito isso, é interessante também ver que os pequenos que não têm a mesma idade se importam uns com os outros. Dessa forma, eles sempre trocam experiência e buscam se ajudar em treinos e competições, formando novas e preciosas amizades.

Isso gera um espírito coletivo, onde vencer não é o principal, mas sim se divertir. Logo, são vários valores que surgem e auxiliam a formar o caráter de cada um.

Como funciona a modalidade

Existem diferentes tipos de corridas nesse estilo, mas no geral, envolvem pilotos que precisam ultrapassar uns aos outros em uma pista com obstáculos. Assim, o primeiro a completar o número de voltas definidas é o campeão da vez.

Todos que vão competir têm a obrigação de se inscrever com seus nomes e suas motos. Dessa forma, as organizações controlam quem participa da disputa e garante a compatibilidade dos veículos.

Antes de começar o evento, há uma vistoria técnica e depois que a competição termina o mesmo ocorre. Deste modo, se garante que tudo siga as normas definidas e que ninguém tenha vantagem.

Bandeiras

O motocross infantil segue os mesmos princípios que a modalidade em outras idades. Então, para se comunicar com o piloto, usa-se bandeiras de cores variadas, veja abaixo o que significam:

Porque permitir que seus filhos façam motocross infantil 

Este esporte é um dos mais radicais que as crianças praticam, por isso, muitos pais têm receio. Mas, a modalidade com equipamento certo e uma boa equipe passa mais segurança. Além disso, agrega vários valores importantes para a vida dos seus filhos. 

Foto de Pok Rie no Pexels

Sair da versão mobile