Ícone do site Tricks – Guia Radical

Esportes radicais urbanos: saiba os que estão em alta no Brasil

Os esportes radicais urbanos são a opção ideal para quem quer se desafiar, então veja aqui as opções que estão em alta no país

Os esportes radicais urbanos são a opção ideal para quem quer se desafiar, então veja aqui as opções que estão em alta no país

Os esportes radicais urbanos são a opção perfeita para quem deseja fazer uma atividade com um nível de perigo maior sem precisar sair da cidade. Portanto, a seguir, saiba quais estão mais em alta e que podem ser a escolha ideal para você.

Esportes radicais urbanos

Para quem quer praticar uma atividade física mais intensa tanto no sentido emocional quanto físico, não é preciso ir muito longe dos grandes centros. Na verdade, neles há opções diversas que estão cada vez mais populares para quem gosta de se arriscar.

Além da diversão, esse tipo de exercício traz benefícios à saúde em todos os aspectos para o ser humano, ainda que sejam um pouco mais perigosos. Assim, com a sua prática, o atleta sente diferença em:

Confira a seguir, os esportes radicais urbanos que estão em alta e que você pode começar a praticar hoje mesmo. Além de todas as vantagens acima, existe a constante experiência desafiadora e prazerosa.

1- Parkour

O nome tem origem francesa e significa percurso. Assim, o objetivo do esporte é percorrer um caminho na cidade de um modo não convencional, pois há alguns obstáculos que o atleta deve superar de forma criativa. Então, ele deve passar por:

Sem usar nenhum equipamento de ajuda, além de correr, quem está praticando também salta e escala de acordo com que estiver no seu caminho. No parkour, o praticante não compete com outras pessoas, apenas consigo mesmo para superar seus limites.

Mesmo que à primeira vista pareça perigoso, a orientação para quem está tentando arriscar ainda mais nos saltos é treinar bastante antes de executar. Assim, os movimentos estarão mais seguros.

2- Skate é um dos esportes radicais urbanos em alta

A sua estreia em uma das maiores competições do mundo, as Olimpíadas de 2020, só deu mais força a uma prática que já estava em ascensão. Então, os estilos para quem deseja iniciar esse esporte são diversos.

No espaço urbano, eles têm muitas vantagens, porque podem usar os itens que já estão na cidade para o esporte, como é o caso de:

Além deles, também é possível usar as pistas ou praticar o freestyle, com manobras no chão. A escolha por um tipo de local ou outro no skate também influencia em quais habilidades precisam se desenvolver mais. 

Enquanto no freestyle pode ser o equilíbrio e melhor performance, em outros, pode ser a agilidade, bem como a precisão de movimentos.

3- BMX

O Bicycle Moto Cross é um dos esportes radicais urbanos que está ganhando cada vez mais espaço nas competições e nas ruas. A sua origem é nos Estados Unidos e destaca a inspiração no Motocross, por isso, os dois são tão parecidos.

Mesmo que tenha começado com bicicletas comuns, hoje o esporte evoluiu muito e já tem equipamentos adequados para cada modalidade. Então, as principais delas são:

Para cada uma, há outras categorias mais específicas que têm a ver com o local, que pode ser uma pista ou estrada de terra, e com o que o atleta deve saber fazer durante a prática. Portanto, a corrida valoriza mais a agilidade e o local, já o freestyle destaca as manobras.

4- Rapel é um dos esportes radicais urbanos em alta

Essa é uma das opções que aparecem mais para quem deseja entrar em contato com a natureza. Mas, ele também está ganhando espaço nas áreas urbanas, ainda que na maioria delas não exista um lugar adequado.

O esporte, então, continua com as mesmas características de prática e de cuidados, apenas o seu cenário muda. Por isso, muitos usam os prédios, construções, viadutos ou paredões artificiais.

Para quem deseja fazer rapel urbano, portanto, é importante procurar regiões da cidade mais tranquilas e se certificar de que não existe proibição das autoridades locais. Além disso, os acessórios de segurança continuam essenciais.

5- Paintball

É um dos esportes radicais urbanos que está crescendo no país, chegando a cerca de 15 milhões de jogadores brasileiros. Então, a diversão do jogo está em formar equipes e simular um pequeno confronto entre elas com armas que disparam balas de tinta.

No país, ele pode ser praticado dentro e fora das cidades. Assim, nas áreas urbanas, ele acontece mais em arenas específicas.

O paintball é a opção ideal para quem deseja se divertir trabalhando em equipe e desenvolver não apenas seu aspecto físico, mas também social e emocional. Além disso, é um esporte que consegue reunir pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade.

Paintball no Brasil

Apesar de seus milhões de fãs no país, o esporte ainda possui restrições em algumas regiões, já que alguns o consideram como incentivo à violência. Mas, a Lei Pelé de 1998, legaliza a prática como competição e recreativa.

Comece a praticar esportes radicais urbanos

Existem opções para muitos gostos e que vão desafiá-lo de formas distintas, seja em agilidade e precisão, bem como em criação de estratégias. 

Dito isso, procure um profissional capaz de orientar e prepará-lo da melhor maneira para iniciar logo nos esportes radicais urbanos.

Sair da versão mobile